Home Artigos Constelação Familiar

Constelações Sistêmicas: princípios fundamentais

Constelações sistêmicas oferecer um poderoso método para encontrar soluções para questões profundamente sentidas - de problemas pessoais e de relacionamento para os problemas no seio das famílias, bem como todos os diferentes grupos (ou sistemas) que fazem parte.

Em contraste com outras abordagens, que tendem a ver as questões pessoais, à luz da experiência individual, constelações sistêmicas mostram muitas questões pessoais como decorrente de complicações dentro das famílias ou sistemas a que pertencemos e porque as raízes desses problemas são muitas vezes fora do nosso consciente, a resolução pode ser muito difícil de conseguir sem acesso a uma perspectiva sistêmica.

Constelações familiares têm a capacidade de revelar influências sistêmicas que estão afetando o nosso desenvolvimento e as formas em que vivemos nossas vidas e relacionamentos.

Algumas destas influências incluem:

  1. padrões que surgem a partir de lealdades inconscientes para outros membros da família que podem restringir e impedir-nos de levar uma vida plena.
  2. forças naturais (ou ordens) que regem a dinâmica do sistema; estes existem para proteger a sobrevivência de ambos os indivíduos dentro do sistema e o próprio sistema; eles também suportam o fluxo de amor de uma geração para a próxima, assim, em um sentido muito real, apoiando a continuação da vida.

Os eventos que podem causar dificuldades dentro de uma família ou de sistema são quase sempre aqueles que estão sem reconhecimento ou não abordados - uma tragédia que não foi devidamente entristecido, um crime que levou o autor a ser excluído da família, uma criança que assumiu o papel de um dos pais. Quando essas coisas acontecem, aqueles que seguem - os descendentes - tentará, inconscientemente, restabelecer o equilíbrio no sistema - por lealdade ao sistema. Eles podem fazer isso, por exemplo, repetindo o comportamento de quem foi excluído do seu sistema em uma tentativa de re-incluí-los, ou, tentando compensar um crime que foi cometido por um antecessor, ou tentando seguir um ente querido para a morte. Este comportamento é quase sempre inconsciente e resulta numa inversão contínua das ordens naturais, bem como dor e continuou dificuldades para todos os membros do sistema.

Através da criação de uma constelação - um mapa vivo - de um sistema pessoal ou familiar, o reconhecimento destas dinâmicas de outra forma ocultos é possível e uma restauração do equilíbrio natural dentro do sistema familiar torna-se acessível.

Quando a ordem interna da família é respeitosamente restaurada, a dinâmica deixar de funcionar. Isto pode ser feito na própria família ou dentro de uma constelação. Os membros da família são, então, capaz de encontrar o seu lugar certo e experimentar um sentimento de pertença e verdadeira força.

INSCREVA-SE : https://goo.gl/forms/XpaWvRDoe2sxVnv12

Saiba Mais :

Curso de Constelação Familiar Sistêmica

Receba Novidades !

Nome:
Email: