Home Artigos PNL O que é e como funciona ?

PNL: O que é e como funciona ?

PNL é o estudo da excelência. A programação neurolinguística (PNL) é uma disciplina que estuda a estrutura da experiência subjetiva. Ela descreve e desenvolve algumas ferramentas específicas que podem ser eficazmente aplicadas em qualquer interação humana.

É o estudo dos processos conscientes e inconscientes que se combinam para permitir que as pessoas façam o que fazem. Você pode estar em busca de melhorar seus relacionamentos pessoais ou profissionais, ou eliminar um comportamento, gerenciar estados emocionais, melhorar a comunicação ou tornar-se mais competitivo no mercado de trabalho. Comportamento e hábitos são programas que executamos, faz sentido ?

Cada pessoa possui uma estratégia mental diferente e possui habilidades e capacidades diversas que geram seus comportamentos desejados ou não.

A PNL é sobre comportamentos, as programação de nossos comportamentos. A Programação Neurolinguistica estuda estruturas especificas que geram um comportamento, oferecendo técnicas e ferramentas de intervenção nesta estrutura para que o comportamento seja remodelado.
Nossa vida e comportamentos são construídos também com base em experiências que tivemos, algumas conscientes, outras de forma inconsciente. A PNL permitem encontrar as experiências e modificá-las, portanto, quando elas são lembradas, elas estarão modificadas estarão movidas para uma direção mais útil. Em resumo a PNL oferece técnicas para aprender e desaprender comportamentos.


Há também nossos comportamentos de sucesso em determinado contexto que podem ser mapeados e alocados em outros contextos onde poderia haver melhores resultados. A PNL também trabalha a comunicação interpessoal e intrapessoal como impacto no meio onde vivemos mostrando formas de se usar esta comunicação de forma mais assertiva.



 

Ela reconhece a conexão com a Linguagem (linguística), os processos cognitivos (Neuro), as representações internas de determinado fato e a fisiologia (corporal). Quando se muda a linguagem, muda o processo cognitivo e a fisiologia. Quando se muda a fisiologia se muda o processo cognitivo e a linguagem e assim por diante. Ou seja quando se muda um se muda os outros dois.

Por exemplo: Se eu digo à você a palavra refrigerante, talvez você lembre de uma marca de refrigerante, ou talvez se lembre das bolhas ou do quão gelado ele possa estar, ou talvez do sabor, ou talvez se está gelado e refrescante. Possivelmente você poderá ficar com sede, agora ou daqui à pouco ao pensar sobre tudo isso.

Isso acontece porque as palavras ativam processos cognitivos e ao serem processadas buscarão significados, mas antes de ter o significado sua mente precisa saber o que realmente significa e por isso buscará referências de como é sentir, ouvir ou ver tal coisa. Isso reflete diretamente na sua neurologia, como o salivar, o sentir sede, arrepio etc.

Ao sentir tudo isso possivelmente você responderá com um comportamento por exemplo, beber água, um refrigerante ou permanecer com sede, que também é um comportamento.

Neste exemplo usamos a linguagem, que ativou processos cognitivos e refletiu na fisiologia gerando o comportamento. Isso é PNL.

Pensando em um comportamento indesejado, ele também possui uma estratégia para ser executado, e se você usar estas técnicas você pode obter outros resultados. Talvez você possa ensinar sua mente a processar conteúdos de forma que te permita estar em estados positivos, ou também gerar em outras pessoas estados positivos por meio de sua comunicação.

Quando você se comunica com uma pessoa, você ativa a neurologia dela para uma resposta, então como será que você está utilizando estes recursos? De que forma você está se comunicando e qual resposta esta obtendo ? Depois assista também o vídeo abaixo sobre uma técnica de PNL.

Mas a PNL não é apenas isso...

As ferramentas e técnicas da PNL são com base nestes 3 elementos, são intervenções. Assim existe uma gama de técnicas usando processos cognitivos, linguagem e fisiologia ou uma combinação dos 3. Faça um curso de PNL e aprenda ainda mais sobre.

A nível individual é ótima para melhorar ou reprogramar comportamentos. Imagine agora sabendo disso, como usar a linguagem para se comunicar com as outras pessoas de forma que você ative melhores estados no receptor da informação removendo ruídos e possibilitando harmonia e conexão com elas. Onde usar ? Em qualquer interação Humana.

Lembre-se, cada pessoa possui um forma de funcionar diferente e em seus processos cognitivos existem estruturas exclusivas.

Você já teve momentos em que ficou surpreso com o que conseguiu fazer e se perguntou como fiz isso?

A PNL também mostra como entender e modelar seus próprios sucessos, para que você possa reproduzi-los. É uma maneira de descobrir e desenvolver suas capacidades, uma maneira de trazer o melhor em si mesmo e nos outros.

Muitas vezes não sabemos como encontrar soluções e possivelmente não encontraremos em nossos músculos, mas em nossos mecanismos internos, como palavras ou imagens, ou sentimentos ou mesmo nossas convicções ou nossa estrutura de valores ou em nossa identidade. Você já se perguntou por quê consegue fazer algo em determinado contexto e não consegue fazer o mesmo em outro contexto ? Uma vez que você conhece os mecanismos desconhecidos você pode alterá-los.

A PNL poderá ser utilizada na estrutura que gera o comportamento, como você funciona internamente, quais são os mecanismos internos que geram este comportamento. Após esta identificação pode-se alterar o gatilho e assim reestruturar comportamento, reprogramando os padrões e reações diante de diversas situações do cotidiano, sejam pessoais ou profissionais.

A PNL não está focada no porquê do comportamento, mas no como está estruturado este comportamento ou seja qual é a estrutura ou gatilho que dispara o comportamento? Com as técnicas de PNL é possível remodelar esta estrutura e assim obter melhores resultados.

Como você se sente não é o resultado do que está acontecendo é a sua interpretação do que está acontecendo, faz sentido ?

As ferramentas e técnicas da PNL são como experiências, exercícios, ampliação da consciência e percepção sobre você, sobre o outro, sobre os contextos. O laboratório é a sua mente. A PNL é uma forma de ampliar a percepção sobre como você funciona. A Chave da PNL está no autoconhecimento e a percepção de si mesmo e dos outros para melhoria em diversos contextos.

Filtros da Percepção

O mundo é experimentado através de nossos cinco sentidos. São sensores da realidade. Muita informação vem a nós continuamente de forma consciente ou inconsciente e grande parte delas nós eliminamos, ou seja, aquilo que colocamos atenção permanece e o restante são filtradas.

Os filtros são baseados em nossas experiências, valores e convicções estabelecidas anteriormente no decorrer de nossas experiências. O que restam são somente as informações que se adequam ou não causam conflitos com tais bases.

Neste processo nossas experiências podem estar incompletas e imprecisas, pois muitas informações foram eliminadas, generalizadas ou distorcidas. Quando você começa a ampliar sua percepção sobre seus resultados, pessoas e situações de forma mais ampla, você obtém informações que permitem fazer ajustes no seu comportamento, se necessário, oferecendo à você mais escolhas.

Se os ajustes que você fizer não te levar pela direção que você quer, é claro que você deve tentar tomar outro caminho ou tentar algo diferente. Muitas pessoas não têm essa flexibilidade no comportamento e simplesmente insistem em fazer a mesma coisa, obtendo o mesmo resultado. Ou seja usando a mesma estrutura.

De forma simples, lembre-se de alguma situação que ocorreu com você, provavelmente não havia percebido que ocorriam também coisas similares com outras pessoas e agora passa a perceber. Você reconhece a cor ou modelo de seu carro, celular, ou roupa à distancia, mas antes de comprar não percebia. Esta é uma questão de filtros da percepção.

Outro exemplo: Ao ler este texto, você utilizou seus "mecanismos de ler textos". Ao processar as informações contidas no conteúdo você deve ter visto internamente imagens, sons e sensações que permitiram a compreensão parcial ou total de acordo com seus filtros.

Interessante ? Mas PNL não é só isso.... A PNL oferece ainda mais.

 

Agora, Você deve estar se perguntando...

Por que aprender PNL? O que eu ganho com isso? Será que vai ser útil na minha vida?

Com o curso de PNL você amplia a percepção sobre o seu comportamento e sobre o comportamento do outro, oferecendo mais escolhas. Imagine poder ter mais escolhas diante de várias situações.

Talvez você já possua a resposta com base na explicação anterior mas estas são perguntas comuns que as pessoas se fazem quando buscam o tema PNL. Esta página tem como objetivo responder também algumas questões.

A PNL programação neurolinguistica é procurada por muitos executivos, administradores, consultores para desenvolver seu poder de influencia, mas esta ferramenta tem muito mais a oferecer.

Pessoas aprendem a PNL porque ela oferece as ferramentas e os insights para :

  • Se tornarem comunicadores mais eficazes e influentes;
  • Estar mais no comando de seus pensamentos e estados emocionais;
  • Ampliação da percepção sobre outros comportamentos;
  • Desenvolver-se e tornar-se mais eficaz em sua vida pessoal ou profissional;

Recomendamos você ler também: O que é PNL

A PNL  o que posso fazer com ela ?

Se você quer usar a PNL para melhorar, por exemplo, suas habilidades interpessoais, então, a PNL é para você. O mesmo se aplica se você usá-la para

  • Capacitar seus filhos e ajudá-los a desenvolver a auto-estima
  • Ser mais assertivo em sua comunicação
  • Vender produtos ou serviços
  • Elevar seu negócio ou desenvolver suas habilidades gerenciais
  • Influenciar pessoas
  • Ser um líder mais capacitado
  • Ser um terapeuta mais eficaz
  • Ser melhor em seu esporte escolhido
  • Motivar as pessoas com quem você vive ou trabalha
  • Ajudar as pessoas a superar medos e fobias
  • Melhorar seus resultados como um educador
  • Contribuir para a sua comunidade
  • Resolver conflitos interpessoais com mais facilidade
  • Torne-se um melhor amigo para si mesmo ou aos outros.

Algumas das principais aplicações da PNL

A PNL é genérica. È muito mais que mentalizar ou se comunicar de forma positiva. Não é apenas para negócios ou de venda ou terapia ou treinamento. É por isso que no Instituto Psique possuímos diversos programas de treinamento de PNL que proporciona uma imersão completa nas habilidades e conhecimentos de diversas áreas. Isto significa que a PNL pode, então, ser utilizada em qualquer área.

Aqui estão artigos que exploram o uso de PNL em diferentes áreas da vida:

Gestão de Negócios

A PNL é uma ferramenta quase indispensável para adaptar-se a novas diversidades do mundo dos negócios e pode ser utilizada também nas mudanças do papel do líder, gerenciamento de conflitos e motivação. Veja também mais sobre a PNL na Gestão e Liderança

Life Coaching, Mentoring, Avaliação e Aconselhamento

PNL cresceu a partir do estudo da terapia eficaz e é o recurso ideal para praticamente qualquer treinamento ou abordagem terapêutica. Aqui no Instituto Psique oferecemos também diversos cursos que treinam habilidades e competências como um meio de ajudar as pessoas de forma que lhes permitam encontrar as suas próprias soluções. Leia também PNL para Coaches

Relacionamentos Interpessoais

A PNL nos permite entender melhor o mundo do outro indivíduo e a melhor forma de se comunicar com ele. Isso é excelente para enriquecer e aprofundar as relações em casa, social e no trabalho. Leia também PNL Rapport

Sua vida interior

Obtivemos alguns conhecimentos e habilidades na escola e na faculdade, como matemática, história, ciência, arte, etc. Mas o pouco que falta é muito importante também, isto é, a forma de gerir os pensamentos e estados emocionais. A PNL na vida pessoal e autoconhecimento é uma de suas aplicações mais valiosas.

Vendas

O vendedor experiente sabe que, a longo prazo, é relacionamentos, novos negócios e recomendações que produzem sucesso e fá-lo o fornecedor preferido. Habilidades de PNL permitir-lhe melhorar a forma como você desenvolve relações mutuamente benéficas com os clientes, identificar as suas necessidades e motivações para aquisição de produtos, além de aumentar seu poder de influência.

Carreira

Antigamente era suficiente ser bom em seu trabalho para avançar em sua carreira. Isso mudou. Agora você adicionalmente precisa ser um comunicador hábil, ser capaz de fazer networking, motivar os colegas e além de ser capaz de comercializar e vender a si mesmo.Aqui é onde as habilidades de PNL entram.

As muitas aplicações da PNL

Para muitas pessoas, a gama de aplicações de PNL é surpreendente e até mesmo confusa.

Parece estranho que o mesmo processo pode ajudá-lo a se relacionar melhor com seus entes queridos, melhorar o seu desempenho profissional, melhorar o seu golfe ou jogo tênis, e permitir-lhe ensinar seu filho a soletrar ou estudar.

No entanto, como logo se descobre quando se utiliza a PNL, não há realmente limites para a gama de aplicações para a PNL ou as áreas em sua vida que podem beneficiar a partir dela.

É universalmente útil, pois oferece os meios para melhorar a sua eficácia global ao invés vez de oferecer habilidades específicas para alcançar resultados específicos (como uma técnica de meditação para acalmar-se ou uma técnica de assertividade para a comunicação).

Faça o que você já faz bem ou ainda melhor!

Com a PNL você aprende a pensar de forma eficaz sobre como melhorar e se desenvolver, ao invés de "focar no problema '. Você aprende a olhar para outras abordagens criativas e muito mais para os desafios da vida de forma confiante, ao invés de apenas tentar consertar o que não está funcionando.

E, especialmente à medida que avança através de um programa como o nosso Curso de PNL , você vai descobrir que você pode usar a PNL simultaneamente em vários contextos.

Por exemplo, ao mesmo tempo, que usa a PNL para realizar seus objetivos de vida de forma mais realista você também pode usá-la para :

 

  • impulsionar seus recursos internos ou suas capacidades
  • aprender uma língua estrangeira
  • ensinar seu filho a resolver conflitos com colegas de classe
  • ter mais diversão em sua vida.
  • Você aprende precisos métodos passo-a-passo para melhorar a forma como você pensa para produzir melhores resultados
  • Comunica-se e entende as pessoas e conduzir relações de forma harmônica
  • e ou fazer o que você já faz ainda melhor.

Portanto, é improvável que tenha limites para a gama de aplicações em diversas áreas da vida.

ASSISTA O VIDEO DE UMA TÉCNICA CHAMADA RAPPORT


Devo aprender PNL?

Em primeiro lugar, lembre-se que você não pode aprender PNL nos livros mais do que você pode aprender a nadar ou conduzir um carro. PNL não é uma coisa intelectual. É comportamental - é sobre o que você faz, não sobre o que você sabe. Então, você precisa aprender com instrutores qualificados. Veja também Curso de PNL Practitioner

Livros têm um papel a desempenhar - eles são excelentes para desenvolver o seu conhecimento e suas habilidades depois de ter frequentado um curso de formação em PNL

Então, e se eu aprender PNL?

Então, o mundo começa a fazer mais sentido, as pessoas começam a fazer mais sentido, o seu comportamento começa a fazer mais sentido, você começa a ver as situações com outros olhos. Mas claro isto é uma questão de decisão!

Quanto custa um curso de PNL

Acesse : Curso de PNL preço ou valor do investimento

formacoes pnl

Receba Novidades !

Nome:
Email: