Home Artigos O que é PNL Sistêmica

O que é PNL Sistêmica

The  NLP New Coding (O novo código da PNL), é uma reformulação dos principios e processos desenvolvidos inicialmente da PNL proposto por John Grinder e Judith Delozier na década de 80. Esta nova reformulação foi desenhada de forma aprofundada com base no trabalho de Gregory Bateston da área da teoria de Sistemas.

O novo código da PNL propõe a reorganização dos médotos e ferramentas da PNL com base nos conceitos de estados, relação entre consciêcia e inconsciência, posições perceptuais, descrições múltiplas e filtros de percepção.

O código antigo ou clássico da PNL era baseado na organização da linguagem, comportamentos e distinções sensoriais. No novo código o foco é a interação e relações entre os elementos de um sistema.

O que é PNL Sistêmica?

A PNL sistêmica teve sua origem no final da década de 80 e seus percursores são: Robert Dilts e Todd Epsten. Eles introduziram mais inteiramente os conceitos sobre estrutura cibernética, o pensamento sistêmico e a enfase na ecologia na prática da PNL.

Além dos conceitos de Gregory Bateston na área da cibernética a PNL sistêmica incorporou muitas idéias, modelos e metodologias sistêmicas, entre elas a teoria da organização, a inteligencia artificial e a teoria de rede neural.

Robert Dilts e Todd Epstein se uniram com Judith Delozier no início da década de 90 e agregaram os princípios e fundamentos do novo código da PNL. Esta junção tornou a PNL (Programação Neurolinguistica) em uma abordagem mais profunda e integrada e possibilitou muitos outros desenvolvimentos de modelos e técnicas recentes como o S.C.O.R.E, níveis neurológicos, a PNL generativa e a Sintaxe Somática.

A PNL Sistêmica propõe a sintetização e a expansão dos modelos existentes para uma perspectiva sistêmica. Os novos modelos ampliaram as formas de aplicação individual da PNL para questões de grupos, culturas e organizações.

A PNL está em sua quarta década e evoluiu de forma considerável desde seu início na década de 70.


A primeira geração da PNL foi desenvolvida por Richard Bandler e John Grinder por meio de estudos de terapeutas eficientes em sua área de atuação.As aplicações ou usos das ferramentas desenvolvidas eram focadas quase integralmente no próprio indivíduo. Nesta fase era pressuposto que na relação terapêutica o terapeuta sabia o que era ideal para seu cliente. O médoto era de se aplicar no outro e fazia parecer se tratar de manipulação em contextos não terapêuticos. Os modelos e ferramentas desta geração tinham o foco de solucionar problemas de comportamentos e capacidades.

A segunda geração da PNL surgiu a partir do meio da década de 80, oferecendo mais recursos para questões terapêuticas e outros contextos. Nesta fase a PNL colocou enfase nas relações com  as outras pessoas e também expandiu-se para área de negócios, vendas, educação e saúde, embora também estivesse focada em indivíduos.

A terceira geração da PNL vem evoluindo desde a década de 90 aos dias atuais. Esta fase de desenvolvimento agrega aplicações generativas, sistêmicas e elevadas em contextos de identidade, missão e visão do ser. O foco está na mudança de forma sistêmica e permite aplicações para questões de desenvolvimento organizacional, times e cultural, tanto quanto individual.

Entretanto todas as gerações estão focadas na essência da PNL que é a estrutura e funcionamento da mente. As duas primeira gerações colocam mais enfase na mente cognitiva. A diferença da 3ª geração da PNL é que ela inclui processos somáticos e dinâmicas do sistema mais amplo, tornando-se uma unidade da mente, envolvendo as 3 mentes: Mente cognitiva (centrada no cérebro), mente somática(centrada no corpo físico) e mente do campo (centrado nas relações com outros sistemas).

Ao longo da evolução da PNL e, principalmente, na terceira geração da PNL, pesquisas trouxeram importantes contribuições na solução e desenvolvimento de diversas questões elevadas.

Oferecemos à você a PNL da 3ª terceira geração, com conteúdos atualizados e desenvolvidos ao longo dos anos por Robert Dilts e Judith Delozier. Saiba mais informações sobre a Formação em PNL , Certificação Internacional ou Curso de PNL Sistêmica.

Saiba mais : PNL Practitioner Formação


formacoes pnl

Receba Novidades !

Nome:
Email: