Home Artigos Mude Padrões de Pensamento com a PNL

Mude Padrões de Pensamento com a PNL

Se você mantiver o mesmo padrão de pensamento, você obterá resultados similares ao que já está obtendo, se por outro lado mudar seus padrões de pensamento obterá novos resultados. Você já parou para pensar que nosso processo de pensamento envolve questionamentos ?

Todos os dias em meios as adversidades buscamos soluções para diversas coisas. Quando nos sentimos presos à uma situação, provavelmente não temos resposta para uma pergunta que estamos nos fazendo, consciente ou inconscientemente, pode ser que esteja faltando uma ótima pergunta para se perguntar.

Fazer a pergunta certa poderia muito bem nos colocar de volta no caminho desejado. Com a pergunta correta, sua mente pode se mover em uma direção positiva que leva a soluções criativas. Há necessidade de mudar o padrão mental, os pensamentos automáticos, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo.

Você pode ter ouvido que a pessoa que faz as perguntas é quem controla a direção de uma conversa. É verdade. As questões tendem a determinar a direção. Faça uma ótima pergunta e você estimula sua mente em busca de respostas.

Essas questões habilitadoras fazem com que o cérebro das pessoas se envolva e gere algumas respostas orientadas a resultados. A PNL Programação Neurolinguistica possui o MetaModelo, uma técnica de PNL que provoca mudanças no modelo de mundo, esta é apenas uma delas.

O Metamodelo

John Grinder e Richard Bandler (1975), inspirados na Gramática Transformacional de Chomsky (do campo da lingüística), na semântica geral (Korzybski) e também das observações das intervenções e linguagem terapêutica bem-sucedidas dos psiquiatras Fritz Perls e Milton Erickson e da terapeuta familiar Virginia Satir, desenvolveram um modelo de perguntas chamado MetaModelo.

Estes terapeutas utilizavam poderosas técnicas e padrões questionamento que traziam informações precisas de seus pacientes e com isso resultados extraordinários.

O princípio básico por trás do Meta Model é a noção de Korzybski de que" o mapa não é o território ". Ou seja, os modelos que fazemos do mundo ao nosso redor com nossos cérebros e nossa linguagem não são o mundo em si, mas apenas a representação dele". - Dilts e DeLozier - The Encyclopedia of Systemic Neuro-Linguistic Programming and NLP New Coding, 2000.

O metamodelo possibilita remover e quebrar padrões de pensamentos limitantes, ou seja, ele expande a percepção, clarifica significados e com isso traz novas possibilidades e escolhas para que se encontre novas soluções.

Como usar o metamodelo ?

Conhecer as perguntas certas pode fazer e faz uma enorme diferença para uma melhor qualidade de vida, seja para você ou para aqueles que estão à sua volta.  Usar as perguntas certas no momento certo também faz de você um comunicador convincente e influente.

Talvez você não esteja tendo o resultados que deseja, mas será que você já se perguntou se a resposta que está obtendo é devido à pergunta que você está se fazendo ?  Se você fizer perguntas diferentes, você terá conclusões e resultados diferentes. Quanto melhor a questão, melhor o resultado.

No passado, você pode ter se perguntado: "Por que isso sempre acontece comigo?" Curiosamente, esta é a pergunta errada a perguntar, porque a resposta que você obterá conterá muitos e muitos motivos e validação para esse resultado. Se você quiser obter um resultado melhor no futuro, as perguntas a serem feitas são "Qual é o significado ou aprendizado positivo disso?" E "Como posso garantir que eu obtenha um resultado melhor na próxima vez?

Esta é uma mudança que você pode criar para si mesmo hoje! Isso é capacitador e fará uma grande diferença em seus resultados.

Para criar mudanças e melhorias em todas as áreas da vida, você precisará que você comece a pensar sobre as coisas de uma maneira nova. Efetivamente, pergunte-se perguntas diferentes para descobrir e explorar diferentes recursos.

Aqui está uma lista de perguntas que você pode aplicar para fazer essas alterações:

  • Como posso melhorar nessa [área específica]?
  • O que eu quero ao invés disso?
  • Qual é o aprendizado positivo ou o recurso que eu posso tirar de [um evento ou experiência] que me permitirá fazer isso de forma diferente no futuro?
  • Que outras estratégias posso usar para obter melhores resultados?
  • O que eu poderia fazer de diferente se quisesse ?
  • O que precisaria acontecer para eu resolver a situação ?
  • O que eu não quero fazer é o que devo fazer?

Eles não gostam de mim...

  • Quem especificamente não gosta de mim ? Como eu sei que eles não gostam de mim ? Como o fato de eles agirem desta forma significa que não gostam de mim ?

Eu não consigo fazer...

  • O que ou qual parte especifica não consigo fazer ? O que especificamente me impede de fazer? O que especificamente preciso saber ou desenvolver para fazer ?

Preciso fazer isso ....

  • O que aconteceria se não fizesse ? ... Eu quero fazer ? Do que estou tentando me afastar?

Mais isto é o certo...isto é errado.....

  • De acordo com quem ? Comparado a que ?

Apenas algumas perguntas acima são questões e perguntas baseadas no metamodelo da PNL, esta técnica estruturada de perguntas contém perguntas especificas para generalizações, omissões e distorções na comunicação.

As questões de capacitação são úteis para você e para os outros ao seu redor. Fazer diferentes perguntas ás pessoas que lidera ou convive criará uma mudança positiva maciça em suas vidas, incluindo a melhoria do desempenho.

Durante o curso de PNL ou Formação Practitioner em PNL, você aprenderá uma ampla gama de poderosas técnicas de questionamento para criar resultados excelentes. Técnicas que poderão fazer com que você comece a pensar de uma maneira nova e, portanto, aumente seus resultados em todas as áreas da sua vida. Essas habilidades e poderosas técnicas de questionamento fazem parte integrante dos cursos e treinamentos de PNL onde nós o compartilhamos ferramentas, que permitirão que você substitua as questões ineficazes que você poderia ter se perguntado no passado, para novos modelos.

Ao aprender essas técnicas, você pode melhorar dramaticamente seus resultados em todas as áreas da sua vida, desde sua carreira até seu relacionamento pessoal. Se você é um gestor pense bem sobre como você está usando sua comunicação e como ela poderia ser melhor com seus liderados.

Receba Novidades !

Nome:
Email: