FORMAÇÃO EM COACHING EDUCACIONAL

O mundo está em constante transformação e, portanto, demanda de nós uma postura proativa diante dos acontecimentos da vida. A era do conhecimento,marcada pela globalização, pela Internet, pelas inovações tecnológicas, pela velocidade das informações, pela alta competitividade e pela complexidade das relações humanas, impõe inúmeros desafios ao ser humano do século XXI.

Em tempos de pós-verdade e fake news, os estudantes são chamados a analisar, refletir, criticar e opinar. Os educadores, por sua vez, são desafiados a sair de sua zona de conforto e abandonar o velho modelo da transmissão de conteúdo.O sistema educacional, no entanto, ainda se sustenta sobre velhos pilares e tenta inutilmente resistir aos ventos da mudança. Apesar de algumas iniciativas positivas, a jornada apenas começou e há um longo caminho a ser desbravado e percorrido. Está na hora de buscar novas ferramentas, assim entra o Coaching na Educação.

Como manter os estudantes motivados e engajados, quando as telas dos celulares são muito mais atraentes? Como promover mudanças significativas quando a carreira docente seja uma das mais desvalorizadas no Brasil? Albert Einstein disse que insanidade de fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Sendo assim, para mudar esse cenário, são necessárias novas formas de abordar o problema, de modo a criar um ambiente de aprendizado em que os alunos assumam maior responsabilidade pela aquisição do conhecimento e educadores se tornam facilitadores do processo.Eis a proposta do Coaching Educacional!

Objetivo: Este curso de coaching educacional visa capacitar Educadores a utilizar as técnicas e ferramentas de Coaching e PNL em sua prática docente de modo a criar um ambiente facilitador da aprendizagem, motivar a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento da autonomia, e solucionar os desafios que surgem na escola em geral e na sala de aula em especial.

Metodologia: O curso é desenvolvido com base em 3 pilares:

1) Self-coaching: visa promover o autoconhecimento, a motivação e o desenvolvimento pessoal do Educador.

2) Coaching na sala de aula: tem por objetivo potencializar as relações professor-aluno e aluno-aluno, tornando a sala de aula um ambiente favorável à aprendizagem e ao desenvolvimento das competências emocionais e relacionais.

3) Gestão com Coaching: visa promover o desenvolvimento dos profissionais dos diferentes departamentos instituição educacional, de modo a atingir os objetivos da organização.

Conteúdo Programático

Módulo 1: Iniciação ao Coaching

 

  • História do Coaching
  • Definições e modelos de Coaching
  • As competências essenciais de um Coach
  • Modalidades e nichos de CoachingO Coaching aplicado à Educação
  • Estratégias para formulação de objetivos e metas

 

Módulo 2: Self-coaching

 

  • O processo de mudança
  • Autoconhecimento
  • Missão, visão e valores
  • Motivação na prática docente
  • Competências do educador do século XXI

 

Módulo 3: Coaching na sala de aula

 

  • Como promover o autoconhecimento e a autonomia
  • Objetivos individuais e coletivos
  • Mindset e sistema de crenças
  • Inteligência emocional
  • Motivação e acompanhamento dos alunos
  • Gestão de conflitos
  • Plano de Desenvolvimento Individual

 


Módulo 4 – Coaching com PNL na Educação

 

  • O que é PNL e seu uso na Educação
  • Os pressupostos básicos da PNL
  • Percepção da realidade e filtros
  • Comunicação e rapport
  • Estilos e estratégias de aprendizagem

 

Módulo 5 – Gestão Educacional com Coaching

 

  • Coaching como filosofia de liderança
  • Formação e gestão de equipes
  • Desempenho e produtividade
  • Comunicação e feedbackPeer coaching
  • Estabelecendo parcerias com pais e a comunidade

 

Módulo 6: Educação Positiva

 

  • A contribuição da Psicologia Positiva para a Educação
  • Coaching Positivo
  • Forças e Virtudes
  • Emoções Positivas
  • Resiliência e Otimismo

 


Público-Alvo: Professores, Pedagogos, Coordenadores Pedagógicos, OrientadoresEducacionais, Diretores de Escola e demais profissionais envolvidos em processode ensino e aprendizagem, e interessados no tema.


Pré-requisitos: não há

Carga-horária: 60 horas (48 horas presenciais + 12h de projeto)

Horário: das 9:00 às 18:00
Datas : 21 e 22/10, 04 e 05/11 e 18 e 19/11 -  28 e 29/10, 11 e 12/11 e 25 e 26/11

Investimento: R$ 3.000,00

Facilitadoras:

Andreia Roma é Master Coach e Master em PNL com certificações internacionais.Master em Mentoring pelo Instituto Holos. CEO da Editora Leader e especialista emprojetos editoriais.

Ligia Feitosa é Educadora com quase 15 anos de experiência docente, tendoatuado como Professora de Inglês e Coordenadora Pedagógica. Coach e AnalistaComportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) com certificaçõesinternacionais pela European Coaching Association (ECA), Global CoachingCommunity (GCC), International Coaching Association (ICA) e Behavioral CoachingInstitute (BCI). Idealizadora do Coaching de Idiomas e autora do livro Coaching deIdiomas: Despertando suas Habilidades e Superando seus Limites para oAprendizado de Línguas Estrangeiras. Atualmente, atua no Ensino Superior ededica-se ao desenvolvimento de programas voltados ao autoconhecimento, gestãode carreira, aprendizagem e formação continuada de educadores.

Receba Novidades !

Nome:
Email: