Home Cursos Programação Neurolinguistica O que é PNL- FAQ Alguns dos pressupostos da PNL mais conhecidos

Alguns dos pressupostos da PNL mais conhecidos

Alguns dos pressupostos da PNL Programação Neurolinguistica mais conhecidos:

 

Se você continuar fazendo o que você está fazendo agora é muito provável que irá obter os mesmos resultados.

O pressuposto aqui é que somos cada um responsável por nossas próprias vidas. Embora não sejamos capaz de controlar o que se passa no mundo à nossa volta, podemos sempre controlar como nós respondemos a esses eventos. Se nós sempre agimos ou reagimos da mesma forma, em seguida, o resultado mais provável será o mesmo.É por isso que tomar uma decisão sobre a base de que "sou e fiz sempre assim" é muitas vezes um desastre.

 

Se você quer algo diferente, você tem que fazer algo diferente, e  mudar seu comportamento até conseguir o resultado que você deseja

O segundo pressuposto é que não há uma solução para cada situação, se você está preparado para mudar e seguir a procura até que você  encontre o resultado desejado. Isso nos leva direto para o terceiro pressuposto:

 

A pessoa com o maior número de opções em uma determinada situação é susceptível de obter o melhor resultado

Se você entrar em uma sessão de negociação com apenas um resultado em mente e não conseguir esse resultado especifico, então você está em uma rua sem saída. Se, por outro lado, você tem vários resultados em mente (priorizados de "mais preferido" para "menos preferido", é claro. ), então é provável que você vai conseguir, pelo menos, um de seus resultados.

 

É impossivel não se Comunicar.

As pessoas costumam imaginar que elas podem evitar a responsabilidade pessoal por simplesmente não dizer nada. Este pressuposto aponta que estamos constantemente nos comunicando, por aquilo que dizem, pelo que não dizemos, e por uma série de sinais não-verbais. Nesta base, pode ser óbvio que há mais a ser ganho por aceitar a responsabilidade por suas ações, do que tentando ficar indiferente.

 

O significado da sua comunicação é a resposta que você obtém

O pressuposto aqui é que as pessoas vão reagir ao que eles pensam que você quer dizer, que pode ser uma interpretação precisa ou imprecisa de seu pretendido significado. (Por favor, note que uma "comunicação "é a mensagem 'todo' - e não apenas o que você disse , mas também todos os sinais não-verbais de acompanhamento). O valor deste pressuposto é que ele aponta que, se queremos que as pessoas respondem de forma adequada para o que dizemos então temos de falar para eles, em vez de a eles. Ou seja, precisamos estar constantemente ciente de respostas de outras pessoas para o que estamos dizendo, e ajustar a nossa comunicação nesse sentido, ao invés de apenas supor que eles vão ter compreendido o que significava.

 

Todo mundo tem todos os recursos de que necessitam

Este é o pressuposto de que realmente não significa o que parece dizer .Milton Erickson disse que cada cliente já possui todos os recursos que precisava  para ser capaz de lidar com a sua "apresentação do problema ". Isso quer dizer que, em algum nível, eles já sabiam como o problema tinha acontecido e, portanto, já sabia tudo o que precisava para resolver o problema. Que não é bem o mesmo que dizer que todos nós temos todos os recursos (ou capacidades),  precisamos que nos ajudem a indentificá-los.

 

Todo comportamento tem uma intenção positiva

Este é possivelmente o mais polêmico dos pressupostos da PNL, uma vez que é tão aberto a interpretações erradas.O que realmente significa é que todo comportamento tem uma intenção positiva, na medida em que a pessoa exibindo o comportamento está em causa . Isso não significa que o comportamento é a melhor escolha possível (a partir de um ponto de vista objetivo). Também não significa que o comportamento terão benefícios positivos para ninguém. A solução para um comportamento impróprio é encontrar uma forma de satisfazer a intenção por meios mais aceitáveis. Como por exemplo,  satisfazer a intenção positiva que gera o comportamento do gerente de tal forma que ele não precisa mais para intimidar seus empregados para obtê-lo.

 

Todo comportamento é apropriado em algum contexto

Outra maneira de colocar isto é: se adotarmos um determinado comportamento é porque uma vez ele funcionou. O problema é que, muitas vezes, mantenos um determinado comportamento, embora já esteja ultrapassado ou não apropriado no contexto atual. Se aceitarmos este pressuposto, então percebemos também que a solução mais eficaz é encontrar um novo comportamento, mais apropriado ao invés de segurar um comportamento antigo e ineficaz.

 

Um mapa não é o território que retrata

Palavras não são as coisas que eles descrevem, símbolos não são as coisas que eles representam Esta pode muito bem ser o único e mais importante pressuposto de toda a PNL (originalmente desenvolvido por Alfred Korzybski, o fundador da Semântica Geral ). Em termos muito simples, significa que estamos sempre um pouco separado da "realidade". Nós desenhamos mapas, mas o mapa não é realmente o lugar que retrata e precisamos ser sensíveis ao que está realmente acontecendo ao nosso redor, em vez de reclamar que as coisas não são como eles "deveriam ser". Da mesma forma, precisamos entender que palavras são apenas uma espécie de atalho para as coisas que eles descrevem.

 

Sua mente e seu corpo são partes do mesmo sistema

a noção de que o nosso corpo e nosso cérebro e mente são entidades separadas foi um desenvolvido dentro da medicina em torno dos anos 1930 e 1940. Só nas últimas décadas foi descoberto cientificamente que o sistema imunológico, por exemplo, está integralmente ligada a atividade do cérebro, de modo que, por exemplo, o estresse mental pode inibir o desempenho do sistema sistema imunológico e assim, levar à diminuição da saúde física geral.Sendo assim todo ato de pensar influência todo o sistema fisico.

 

Se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a fazê-lo

Uma das principais atividades em PNL é a modelagem de pessoas que são reconhecidos (por seus pares) como sendo excelente em algum campo de atividade, de tal forma que identificar o que eles fazem,que lhes dá tais resultados notáveis. Quando foram identificadas essas diferenças podem ser comunicados a outras pessoas que podem, em seguida, aprender a executar com um nível semelhante de habilidade e excelência. Dito isto, a pessoa a aprender a habilidade deve ter a aptidão necessária, e estar disposto a realizar o auto-desenvolvimento necessário. Em outras palavras, ao passo que é fácil o suficiente para modelar a atividade de um velocista de classe mundial, por exemplo, uma pessoa que tem apenas uma perna, ou é severamente obeso ou que se recusa a tomar qualquer exercício físico, é improvável que seja capaz de traduzir a informação modelada em uma habilidade pessoal.  


Não há fracasso, apenas feedback

Quando algo não vai como planejamos temos a tendência de ver isso como fracasso . Dependendo da gravidade da situação que poderia, então, ficar com raiva, irritado, triste, deprimido, preocupado, culpado ou qualquer coisa. Mas o que acontece se nós vemos a situação como um feedback em vez de fracasso. Uma demonstração da vida real de como não fazer algo? Em vez de ser errado, aprendemos alguma coisa. Em vez de sentir-se mal, somos livres para formar um novo plano de ação e tentar novamente. Pensamento positivo"? Não exatamente. Thomas Edison identificou cerca de 1.000 materiais que são não adequado como filamentos de uma lâmpada antes de encontrar um que trabalhou e trabalhou bem. Uma série de livros best-sellers (ou seja, milhões de vendedores além de filme) foram rejeitados por mais de dois dúzia de editoras antes de serem aceitos para publicação. Os Beatles foram rejeitados sendo dados como não terem nenhum futuro na música!

 

Mudança gera Mudança

É comum dizer que "a única pessoa que pode realmente mudar é você mesmo". PNL vai um passo além e também reconhece que a mudança de seu próprio comportamento, inevitavelmente, tem um efeito sobre as pessoas ao seu redor. A noção subjacente, derivado do campo da cibernética, é que quando um elemento dentro de um sistema muda, todo o sistema deve mudar da maneira que for necessário para se adaptar a essa mudança.



Entendimento Genuino só vem com a experiência

Você pode ler tudo o que você gosta, e falar com tantas outras pessoas que você gosta, e você pode assistir outras pessoas fazendo alguma coisa em vídeo, DVD ou filme - mas você realmente não irá entender alguma coisa, até você pessoalmente ter feito isso.

 

Você também pode aprender ainda mais no Curso de PNL Practitioner !

Solicite Mais Informações (11) 2626-3951

 
Email 
Assunto 
Nome 
Telefone 
Mensagem 
  
  

Receba Novidades !

Nome:
Email:

Grupo de Estudos de PNL

  • Realizamos quinzenalmente, encontros de grupo de estudos de PNL, para pessoas que já fizeram ou tenham interesse em estudar sobre PNL. Possuímos também curso de PNL para Coaches

Instituto Psique

 

curso pnl incompany

Os Treinamentos de PNL para empresas In Company são ideais para as empresas que buscam ferramentas para desenvolvimento de competências e habilidades essenciais. Veja nosso Curso de PNL para empresa.



 

Criamos e desenvolvemos curso de PNL e treinamento com metodologias e ações que visam a modernização e profissionalização da gestão das empresas e organizações..

Se preferir há também Formação em Practitioner PNL para seus Colaboradores.

 

.