Home Artigos Os Meta Programas

Existem estruturas que formam nossos perfis psicológicos, e na PNL são conhecidas como “Meta Programas”. O conhecimento das características destas estruturas, nos permite prever comportamentos e também fatores motivadores.

Os Meta Programas foram trazidos para a PNL por Leslie Cameron (1948-), ex-mulher de Bandler. A origem deriva do psiquiatra suíço Carl Jung (1875-1961) que criou uma tipologia de características da personalidade para prever o comportamento humano.

Os Meta Programas são ferramentas importantes porque mostram de forma muito simples como as pessoas pensam e como são seus padrões de pensamento. Podemos através disso melhorar nossa comunicação, resolver conflitos, identificar competências e conduzir comportamentos.

O autoconhecimento e conhecimento destas estruturas é extremamente importante pois um dos grande erros  é achar que os outros são como nós.

Como você funciona ?

  • Você se convence de algo, quando vê, ouve ou faz ?
  • Você faz algo porque lhe dá prazer ou quer evitar problemas se não o fizer ?
  • Você decide de acordo com as possibilidades ou com a alternativa que conhece ?
  • Quantas vezes é preciso repetir para se convencer de algo ?
  • Você trabalha melhor sendo independente ou em grupo ?
  • Faz tarefas imediatamente ou pensa muito antes ?
  • Ao realizar tarefas é melhor lhe dar informações detalhadas ou uma visão geral ?


Qual é a razão de suas escolhas ?

O grau de produtividade e qualidade de vida pode ser medido de acordo com a realização de atividades, sendo elas ou não nossas preferências naturais. Podemos viver de forma fácil, agradável e ter harmonia, ou  lutar muito e empregar força bruta para sobreviver contra as nossas tendências naturais.

As organizações só podem funcionar sem grandes perdas de energia, se os colaboradores tiverem o perfil que corresponde à função, pois o colaborador se sentirá bem se a atividade condisser com sua forma de ser, tanto no que diz respeito a valores como a personalidade. Se isso não ocorrer haverá sabotagem de forma inconsciente.

Se identificarmos as diferenças do outro e de nós mesmos, podemos utilizar estes recursos para melhoria continua de nossos relacionamentos profissionais e pessoais.

Pense Nisto !


Receba Novidades !

Nome:
Email: