Home Artigos PNL e Comunicação

 

PNL e Comunicação

Se você perguntar para um grupo de pessoas o que surgem em suas mentes e o que representam a palavra: "SUCESSO", possivelmente muitas destas pessoas podem falar sobre significados e representações diferentes. Para uma pessoa sucesso pode ser criar seus filhos ou comprar um carro ou até mesmo ganhar muito dinheiro ou ter fama, seja lá o que significa ter fama para esta pessoa.A palavra sucesso pode ter diversos significados, assim como diversas palavras que usamos em nosso dia-a-dia.

Cada um de nós tem um mapa diferente de mundo, criado por nossas experiências passadas, personalidade, cultura, (limitação) crenças, e assim por diante. Todos nós colocamos significados múltiplos em palavras, e as palavras nos dão sentimentos (positivos ou negativos).

Outro exemplo é a palavra "comunicação" em si. Não está claro quem está se comunicando com quem, e de que maneira especificamente ou em que contexto, cada um pode falar o que significa ou apenas dar um exemplo de quando há comunicação ou quando percebe que há uma comunicação. A comunicação é Verbal ou não verbalmente? Por telefone ou pessoalmente? Ou simplesmente a comunicação como um conceito geral e abrangente.

Cada um de nós temos filtros diferentes. Se nós comunicássemos cada detalhe do que cada palavra significa para nós especificamente, teríamos que escrever um livro para explicar a alguém que estamos simplesmente indo para o supermercado para comprar algo. Isto significa que nós escolhemos e atribuímos um significado particular e muitas vezes especifico sobre o que as palavras significam. Todas as outras informações são filtradas. Não é realmente um processo consciente, mas em grande parte inconsciente. No entanto, cada um de nós atribuímos significados diferentes à maioria das palavras que dizemos.


Falhas na comunicação:

  • Você comunica algo (verbal ou não verbalmente), de acordo com o que está estabelecido e filtrado e de acordo com aquele siginificado que atribuiu.
  • Alguém ouve. Isso é assumimos que a pessoa está realmente ouvindo, o que é um problema para muitos. No entanto, também aqui há muita informação simplesmente filtrada. Para quem ouve cada palavra que você diz, pode ter um significado completamente diferente em seu mapa do mundo. Além disso, ela opta por processar apenas algumas informação conscientemente que escolheu ouvir.
  • Além disso a pessoa pode também sentir algo. Que é largamente baseado no que as palavras ditas por você significam em seu mapa do mundo. E há também diferentes níveis de inteligência emocional em jogo em cada pessoa que você conversar. Qual é o nível de compreensão de que essa pessoa tem para entender sua própria emoção? Ou a sua? Bem como a capacidade de entender o que você pretende comunicar, a partir do seu mapa do mundo.
  • A partir disso ela se comunica de volta para você, a partir de seu mapa do mundo, filtrando a informação.

"Nós inerentemente repetimos a mesma cadeia, de acordo com nosso mapa do mundo. É incrível compreendermos um ao outro quando pensamos nisso".

Na formação practitioner em PNL este assunto é estudado atentamente, e oferece ferramentas para clarificar nossa comunicação e trazer de volta a informação filtrada, distorcida ou generalizada pelo receptor e melhora também a forma como emitimos a informação.

Por exemplo, se alguém lhe dissesse: "As pessoas não me respeitam." Não se sabe o que significa. Existem perguntas e técnicas certas que precisam ser feitas para descobrir o que se perdeu na comunicação. A pergunta certa seria : Quais pessoas especificamente não a respeitam, ou de que forma especificamente elas fazem que representam para você falta de respeito ? (pressupondo que você já sabe o sujeito).Compreendendo o modelo do mundo do outro fica mais facil se comunicar com ele e as informações que você emite tendem a ser mais compreendidas.

Sempre tenha em mente, "o significado de sua comunicação é a resposta que você recebe".

Saiba Mais sobre o Curso de PNL Practitioner

Receba Novidades !

Nome:
Email: